NOTÍCIAS

EXPEDIENTE APRECIADO NA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA, EXCEPCIONALMENTE, NO DIA 22 DE MARÇO DE 2021EXPEDIENTE APRECIADO NA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA, EXCEPCIONALMENTE, NO DIA 22 DE MARÇO DE 2021

Publicado em 22/03/2021, Por Câmara de Vereadores


A Quinta Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Maximiliano de Almeida, somente pode ser realizada no dia 22 de março de 2021, devido às restrições do decreto que categorizava o Estado com bandeira preta e também o lockdown que foi decretado no município. 

Na ocasião, os Legisladores apreciaram e aprovaram cinco Projetos de Lei e um Requerimento do Poder Executivo, três proposições de autoria da Vereadora Veranice Pegorini Baldissera e uma Moção de Apoio aos Comerciantes maximilianenses, assinada por todos os Vereadores.

- REQUERIMENTO DO PODER EXECUTIVO: Solicita a retirada do Projeto de Lei n. 022/2020, que regulamenta o planejamento territorial sustentável em âmbito local e dispõe sobre o Plano Diretor municipal, o plano de mobilidade urbana e as normas de parcelamento do solo urbano e rural do município de Maximiliano de Almeida e dá outras providências.

- INDICAÇÃO Nº 017/2021 – Vereadora Veranice Pegorini Baldissera: INDICA ao Prefeito Municipal para que determine à Secretaria Municipal de Saúde a viabilização de informações complementares no boletim informativo da Covid-19, o qual é divulgado diariamente no site do município e na página da Prefeitura Municipal no Facebook, sugerindo que o mesmo contenha informações detalhando o número de doses da vacina contra a COVID-19 recebidas pelo município, bem como, o número de pessoas vacinadas com a primeira e a segunda dose.

- REQUERIMENTO Nº 001/2021 – Vereadora Veranice Pegorini Baldissera: Requer que o Poder Executivo juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde providencie a elaboração de diretrizes para aquisição de vacinas contra a COVID-19, em caráter emergencial, ou estude a possibilidade de negociação conjunta com outros municípios para aquisição destas vacinas, visando à imunização de todos os munícipes de Maximiliano de Almeida.

- PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 002/2021 – Vereadora Veranice Pegorini Baldissera: REQUER que se oficie ao Chefe do Executivo para que, através do órgão competente, encaminhe a esta Casa Legislativa, as seguintes informações: a) Esclarecimentos sobre os fatos, recentemente comentados nas redes sociais, de que teriam sido danificadas algumas doses da vacina contra a COVID-19, por falta de refrigeração no Posto de Saúde; b)Outras informações que julgar pertinente e que se fizerem necessárias.

- MOÇÃO LEGISLATIVA DE APOIO Nº 001/2021 AOS COMERCIANTES MAXIMILIANENSES. Em razão das normas estabelecidas pela Bandeira Preta no Estado do Rio Grande do Sul, com as medidas mais severas a serem aplicadas no combate a COVID-19, o povo maximilianense, sobretudo, os comerciantes, têm sofrido com as restrições impostas. Fazemos lembrar que no comércio não há, de fato, aglomeração de pessoas, mas sim, somente o fluxo.. Portanto, a Câmara Municipal de Maximiliano de Almeida, no dever de representar e proteger os interesses do povo maximilianense, entende que o comércio não é o principal propagador da doença e que é possível evitar a contaminação nestes locais se forem seguidos e respeitados todos os protocolos.

- PROJETO DE LEI Nº. 008/2021: Autoriza o Poder Executivo Municipal formalizar permissão de uso de bem imóvel público.

- PROJETO DE LEI Nº. 009/2021: Altera a Lei Municipal nº 327/2008, de 06/03/2008, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do município e dá outras providências.

- PROJETO DE LEI Nº 010/2021: Autoriza a realização de despesas para aquisição de vacinas para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e dá outras providências.

- PROJETO DE LEI Nº 011/2021: Autoriza a realização de contratação temporária para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (COVID-19), e dá outras providências.

- PROJETO DE LEI Nº 012/2021: Dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da Educação-CACS-FUNDEB, em conformidade com o artigo 212-A da CF, regulamentado na forma da Lei Federal Nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

O PROJETO DE LEI Nº. 006/2021, que autoriza o Poder Executivo a proceder à demolição do prédio da escola E.M.E.I.E.F. José Loureiro da Silva – Comunidade de são Domingos, foi encaminhado para análise da Comissão Única de Parecer.

Já o PROJETO DE LEI Nº. 007/2021, que altera a Lei Municipal Nº 055/2001 que dispõe sobre a estrutura básica dos serviços municipais foi rejeitado por 6 (seis) votos contrários x 1 (um) voto favorável.